sábado, 22 de agosto de 2009

Aranhas caranguejeiras


São as aranhas mais temidas, devido ao seu grande porte, seu corpo recoberto de pêlos, sua aparência agressiva, mas a verdade é que o seu veneno não chega a ter grandes efeitos em um humano, duas espécies da Oceania são perigosas, cujo veneno é neurotóxico, são elas; o gênero Atrax e Hadronyche. Onde os machos são os que causam mais acidentes.

A defesa de algumas caranguejeiras são seus pêlos existentes no dorso do abdômen, os quais ela libera esfregando suas pernas traseira, que vão provocar irritações na pele e mucosas do seu possível predador. Não são agressivas, só picam se forem molestadas ou manuseadas de forma errada.§As caranguejeiras quando na troca de pele ecdise , tecem um lençol de teia e deitam-se de costas, e esperam até que comece a troca que pode dura em torno de 4 horas.

§O macho de caranguejeira tece uma outra teia, onde ele vai depositar seu sêmen e coletar com os bulbos copuladores para o acasalamento. §É normal a fêmea matar o macho, principalmente se ele for descuidado, a fêmea põe de 200 a 800 ovos, faz um casulo contendo os ovos e protege-os durante um tempo onde até que os filhotes possam sair. §Existem as caranguejeiras de alçapão, que cavam um buraco, revestem-o de teia e constroem uma tampa para seu abrigo, ficam dentro do abrigo até que uma presa passe por perto. Existe teia nos arredores do alçapão e ela percebe as vibrações da vítima. No Brasil existem cerca de 300 espécies diferentes, com formas e tamanhos variados.

Ordem: Araneae


Infraordem: Mygalomorphae

Família: Theraphosidae

Nome popular: Aranha caranguejeira

Nome em inglês: Tarântula

Nome científico: Lasiodora sp.

Distribuição geográfica: Este gênero ocorre em países da América Central e América do Sul

Habitat: Florestas tropicais até regiões áridas

Hábitos alimentares: Carnívoro

Reprodução: Não foi encontrado registro

Período de vida: Em média de 10 a 15 anos em cativeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário